Avaliação neuropsicológica infantil, adolescente, adulto e idoso em São Paulo

Cuidar da mente é cuidar da vida:

Conte com nossa avaliação neuropsicológica para trilhar uma jornada de autoconhecimento e superar desafios em qualquer fase da vida

O que a avaliação neuropsicológica ajuda a identificar?

A avaliação neuropsicológica é um processo especializado que envolve a aplicação de testes, questionários e avaliações clínicas para compreender o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental de um indivíduo, bem como a forma como se relacionam. 


Sendo a abordagem inicial da neuropsicologia, ela orienta o planejamento de intervenções adequadas para melhorar a qualidade de vida do paciente – e é usada para diagnosticar informações detalhadas sobre as suas habilidades mentais em qualquer idade. A partir dela, planos terapêuticos são desenvolvidos. 

O que é a neuropsicologia?

A neuropsicologia é a interface da neurociências e da psicologia, cujo objetivo é avaliar a relação entre o sistema nervoso central e as funções cognitivas, que nos direcionam a comportamentos, adaptados ou não. 

 

Nossos neuropsicólogos avaliam e propõem medidas para auxiliar crianças, adolescentes, adultos e idosos a superar suas dificuldades e limitações por meio do mapeamento cerebral das funções cognitivas. 

 

Dentro da neuropsicologia é possível estabelecer um plano terapêutico que envolve a reabilitação cognitiva, que envolve técnicas terapêuticas altamente eficazes, que podem incluir a prática de jogos cognitivos, treinamento de memória, técnicas de organização e planejamento, além de estratégias para melhorar a atenção, a concentração e a sociabilidade.

Sobre nós

Muito prazer, estamos aqui para cuidar de você

Oferecemos cuidado integral para o seu bem-estar físico e mental. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, estamos comprometidos em fornecer suporte emocional personalizado, promovendo desenvolvimento pessoal e equilíbrio em sua jornada de saúde.

 

Nosso objetivo é ajudá-lo(a) a superar desafios, promover a autodescoberta e oferecer um ambiente de crescimento e transformação. Priorizamos a confidencialidade, o respeito e a colaboração em todas as interações. Seja qual for a sua idade ou necessidade, estamos aqui para ajudá-lo(a) a alcançar seu pleno potencial.

Dr. Luis Felipe da Silva Rodrigues

Psicólogo pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP, 2021).

Mestrando em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNp, Gestão 2022-2023).

Participante do Núcleo de Estudos em Cognição Social (NECSU, UNIFESP), coordenado pela Dr. Cláudia Berlim de Mello.

Além disso, atuou como auxiliar de pesquisa – Neuropsicologia no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.

Tem interesse por estudos e pesquisas nos seguintes temas: Neuropsicologia; Neurociências; Cognição Social; Cultura; Epilepsia.

Dra. Fernanda Machado

Psicóloga pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU, 2013). Pós graduada em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (USP – 2017).

Mestranda pelo departamento de Neurologia e Neurociência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mediadora de Enriquecimento Instrumental Feuerstein pela Academia Feuerstein-Basson para a Formação Internacional.

Atua há mais de 5 anos no ambulatório de maior referência no Brasil de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia (PROESQ).

Há mais de 2 anos faz parte do grupo de pesquisa Verasci, realizando avaliações neuropsicológicas com a finalidade de pesquisa sobre novas intervenções medicamentosas para pessoas com déficits cognitivos em decorrência do diagnóstico de esquizofrenia.

Utiliza as ferramentas da Terapia Cognitivo Comportamental em seus atendimentos clínicos individuais e terapia de casal.

A avaliação neuropsicológica é o primeiro passo para superar dificuldades individuais

Estamos aqui para oferecer a você um suporte especializado, um acolhimento genuíno e um espaço seguro para recuperar sua cognição da melhor forma possível: através do autoconhecimento.

Avaliação neuropsicológica focada em identificar suas dificuldades cognitivas e transtornos de aprendizagem, personalidade e sociabilidade. Com a finalidade de propor estratégias interventivas para o seu momento atual.

A importância da avaliação neuropsicológica em crianças, adolescentes, adultos e idosos

Qualquer pessoa pode ser beneficiada por uma avaliação neuropsicológica, apesar de um diagnóstico precoce gerar os melhores resultados ao longo do tempo. Quanto antes o problema for identificado, mais eficaz será o seu tratamento. Afinal, com base na idade do paciente, os benefícios variam e trabalham de forma diferente, ajudando-o a ter uma melhor qualidade de vida.

Avaliação infantil:

Avaliação adolescente:

Avaliação adulta:

Avaliação idosa:

Dê o primeiro passo e comece a cuidar de você ou de quem você ama

Veja o que nossos clientes têm a dizer

Outras especialidades

Especialidades que fazem a diferença: encontre o suporte certo para você.

Acupunturista e massagista

Atendimento clínico infantil, adolescente, adulto e idoso

Psicologia

Neuropsicologia

Psicopedagogia

Psiquiatria

Reabilitação Cognitiva

Terapia Cognitivo Comportamental

Terapia de casal

Agende agora o seu atendimento

Perguntas Frequentes

A avaliação neuropsicológica é recomendada em diversas situações. Em especial, é indicada quando há suspeita de disfunção cognitiva, mas também para: resolver um diagnóstico controverso entre condições médicas; monitoramento de condições médicas conhecidas; acompanhamento do desenvolvimento em crianças; e investigação de mudanças comportamentais ou emocionais inexplicáveis. Um destaque especial vai para a avaliação pré-cirúrgica, na qual os profissionais avaliam a base mental do paciente antes de procedimentos cirúrgicos invasivos de modo a prever possíveis complicações cerebrais.

 

De todo modo, a avaliação fornece informações valiosas para o planejamento de intervenções e tratamentos personalizados, ajudando a entender o perfil cognitivo e emocional do indivíduo e auxiliando na identificação de possíveis problemas subjacentes.

Existe uma variedade de distúrbios neuropsicológicos, incluindo acidente vascular cerebral (AVC), Alzheimer, demência e epilepsia. Essas condições podem afetar diferentes aspectos cognitivos e comportamentais dos pacientes, como memória, atenção, linguagem, habilidades visuoespaciais, funções executivas e controle emocional. 

 

Dependendo da gravidade, os pacientes podem enfrentar desafios significativos em suas atividades diárias, nas relações sociais e no trabalho. O nosso papel é avaliar essas alterações e desenvolver estratégias de reabilitação personalizadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A reabilitação neuropsicológica tem como objetivo ajudar os pacientes a recuperar, compensar ou melhorar suas habilidades cognitivas e funcionais através de técnicas e exercícios específicos. O tratamento trabalha para promover a plasticidade cerebral e estimular outras áreas do cérebro a assumir funções comprometidas com o tempo.